Se chegar em Salvador, em pleno verão, já é um presente dos deuses, imagine então ter a opção de escolher duas das melhores praias do Brasil, que receberam ao Bandeira Azul Internacional, por terem a melhor balneabilidade, preservação ambiental, e infraestrutura que permitam ao visitante desfrutar da melhor comodidade, segurança e cuidados com o meio ambiente.
E as duas praias têm características próprias, por estarem em lugares opostos: uma, a Praia de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, na Baía de Todos os Santos, que desde o ano passado possui Bandeira Azul, e a outra no Litoral Norte, município de Camaçari, a poucos quilômetros da capital, pela Estrada do Coco/Linha Verde.
Atualmente no Brasil apenas as praias de Praia do Tombo, em Guarujá (SP); Prainha, no Rio de Janeiro (RJ); Praia Grande, em Governador Celso Ramos (SC), Praia da Lagoa do Peri, em Florianópolis (SC), e Praia de Ponta de Nossa Senhora, Salvador (BA) têm o Certificado de Bandeira Azul. Guarajuba é a primeira praia selecionada para 2019.
A praia de Guarajuba é a primeira praia continental do Nordeste a obter o Certificado de Bandeira Azul. A certificação é concedida e emitida anualmente pela organização não governamental Foundation for Environmental Education (FEE – Fundação para Educação Ambiental). É considerada uma das melhores em todo o litoral Norte do Estado e está localizada a 42 quilômetros do aeroporto de Salvador, na chamada Costa dos Coqueiros.
A vila é originária de uma antiga vila de pescadores e ainda conserva esse ambiente rústico e bucólico em alguns pontos, principalmente na área conhecida como Praia do Porto de Guarajuba, onde há uma maior concentração de pescadores. É nesse local que os barcos de pesca ficam ancorados. O local integra a Área de Proteção Ambiental, a APA Lagoas de Guarajuba.
Guarajuba é um balneário muito bem estruturado, possuindo praias de águas cristalinas e mar calmo, devido à proteção das barreiras de arrecifes, os quais formam piscinas naturais de águas tranqüilas, ideais para o banho de crianças, natação e admiração da fauna marinha nas paredes de corais: pinaúna (ouriço do mar), caranguejo pequenos peixes entre outros.
Possui um trecho de mar aberto, onde pode-se praticar esportes como surf e windsurf, e também a pesca e o mergulho. A orla é das mais organizadas existentes no Estado, com barracas de praia padronizadas, também hotéis bem equipados, pousadas, restaurantes e bares, que oferecem conforto e uma culinária típica e deliciosa, à base de frutos do mar.
Ilha dos Frades – Um dos lugares mais visitados na Baía de Todos os Santos, a Ilha dos Frades, a pouco mais de uma hora de escuna do Terminal Náutico de Salvador, possui inúmeros atrativos como Loreto, Param,Ana, e a Praia da Viração. Mas é na Ponta de Nossa Senhora, onde está a Praia de Nossa Senhora de Guadalupe que está seu maior atrativo. Foi a primeira praia da Bahia a obter o Certificado de Bandeira Azul, em 2016, e que permanece, graças aos cuidados com o meio ambiente.
De águas mansas, mornas e transparentes, faz a alegria dos visitantes, principalmente turistas. A praia ocupa uma grande faixa de mata nativa cujas águas são transparentes e mornas. Além de ser uma APCP(Área de Proteção Cultural e Paisagística) da Baía de Todos os Santos, tem cerca de 50 moradores que ajudam na preservação ambiental do local. É também uma Reserva Ecológica desde 1982. Do seu mirante onde ficam um farol e uma igreja colonial, é possível se ter uma ampla vista da Baía de Todos os Santos.
A Bandeira Azul
O Programa Bandeira Azul tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes. Com o cumprimento das exigências do programa, Guarajuba foi aprovada na primeira fase e será a primeira praia continental do Norte e Nordeste do Brasil com a bandeira.
O Programa Bandeira Azul é amplamente reconhecido em todo o mundo. Foi criado pela FEE – Foundation for Environmental Education (http://www.fee.global), uma instituição internacional com diversos integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o IAR – Instituto Ambientes em Rede (www.iarbrasil.org.br / www.bandeiraazul.org.br ).